ENTREVISTA

sexta-feira, 9 de julho de 2010


Diante das novas realidades presenciadas no mundo globalizado, a segunda língua comercial mais falada no mundo, o Espanhol, ganha projeção em Sergipe por intermédio do professor Leonardo Victor Dias. Conhecido das grandes instituições de ensino médio, ele investe em um núcleo de língua e cultura especializado no Espanhol. Conheçam um pouco mais acerca deste educador.

TRIBUNA DA PRAIA - Professor Leonardo, sempre houve no Brasil a influência da língua inglesa na nossa cultura, cinema, música. Quais os critérios que o levaram a implementar uma escola voltada à língua espanhola?
LEONARDO VICTOR DIAS - Primeiro, a relação profissional, já que meu sócio e eu somos professores de espanhol. Segundo, a demanda crescente pelo aprendizado da língua, e por último a necessidade de um lugar em que a língua tivesse o devido respeito e fosse prioridade.

TRIBUNA - Qual a participação da língua espanhola na cultura e economia brasileira?
LEONARDO - No Brasil, a cada dia, cresce o intercâmbio comercial com os países sul-americanos, quase em sua maioria de língua espanhola. Logo, faz-se necessário o domínio do idioma para ampliar as possibilidades no mercado de trabalho. O GBarbosa é um exemplo claro disso, tenho vários alunos de lá em função de haver sido comprado por um grupo chileno.

TP - Quais são os métodos implementados no Conocer para a absorção do aprendizado da língua espanhola?
LVD - Utilizamos o método comunicativo, onde desenvolvemos as quatro habilidades (fala, audição, leitura e escrita) de forma descontraída, onde o aluno sente prazer em estudar. Além disso, desenvolvemos atividades culturais.

TP - O que acha da resolução do Ministério da Educação, confirmando a oferta da língua espanhola nas escolas públicas municipais e estaduais?
LVD - Um grande avanço, porém é uma pena que o nosso Estado não leve a sério a educação. A lei deu um prazo de cinco anos para o processo de adaptação, a partir do ano que vem termina esse prazo e a oferta da disciplina passa a ser obrigatória. No entanto, a única coisa de que tenho conhecimento é que o governo vem tentando fazer de pedagogos professores de espanhol, para dar o famoso jeitinho. Quando na verdade deveria promover o concurso e, na pior das hipóteses, realizando contratos com licenciados em Letras-Espanhol

Fonte: http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=48567

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP