PCB - CONCEPÇÃO DE PARTIDO
sábado, 3 de julho de 2010
O PCB é um partido revolucionário que visa a conquista do poder político pelo proletariado e trabalhadores em geral, em aliança com parte das camadas médias, a intelectualidade e a juventude, comprometidas com a luta revolucionária, para a construção de uma sociedade socialista, através da ruptura com o sistema capitalista. Sua base teórica para a aço é o Marxismo-Leninismo, em toda a sua atualidade, riqueza e diversidade.
O PCB se define como um partido de militantes e quadros revolucionários, que vão se formando na luta de classes, no processo de organização do proletariado, no estudo teórico do marxismo, da realidade brasileira e mundial e na perspectiva da construção da sociedade socialista, rumo ao comunismo.
Os novos camaradas entram no Partido como militantes que se destacaram nas lutas sociais, compreenderam a necessidade de superação do capitalismo ou despertaram para a necessidade da luta contra a desigualdade, por justiça e por melhores condiçes de vida para os trabalhadores, a juventude e a população em geral. Sentem a importância do Partido quando percebem que as lutas sociais, apesar de justas e necessárias, se desvinculadas da organizaço partidária revolucionária, não resolvem os problemas fundamentais do proletariado e da sociedade, nos limites do capitalismo. Portanto, na luta, na organizaço e no estudo teórico, transformam-se em quadros da vanguarda revolucionária.
A identidade do PCB está no caráter revolucionário que reveste sua aspiração à conquista do poder, que contempla dois aspectos fundamentais:
01.O envolvimento das massas populares como sujeitos da aço histórica, na qual se busca afirmar a hegemonia política do proletariado;
02.A organização e o fortalecimento do instrumento político capaz de disputar tal hegemonia.
0 comentários:
Postar um comentário